Petrópolis é um destino que traz um roteiro cheio de história, por ser uma cidade bastante segura ela é uma excelente pedida para aqueles dias em que você está precisando de um sossego e que queira estar em contato com muita natureza. A cidade está localizada a 70 km do Rio de Janeiro, e apresenta uma grande quantidade de coisas para fazer na localidade.
Todo mundo sabe que o Rio de Janeiro é uma cidade bastante quente principalmente no seu verão, tanto que muitas pessoas resolvem dar um mergulho na praia, outros curtem uma piscina e outros ainda resolvem tomar um banho de mangueira. Porém na época de Dom Pedro II, para fugir desse calorão ele resolveu inovar e fundou uma cidade inteira
Aliás, pra quem não sabe, Petrópolis recebe esse nome por ser a “cidade de Pedro”, e o local foi escolhido pela família imperial, uma vez que a cidade por estar a mais de 800 metros acima do nível do mar e no meio das montanhas é muito mais fresca. Graças a presença da família Real, a cidade foi planejada e construída por alemães e portugueses, deixando um legado cultura dos mais interessantes.
Mas o mais importante de viajar para Petrópolis é ter um roteiro do que fazer na cidade, portanto vamos ver o que é possível de conhecer na cidade.
Centro histórico
O centro histórico de Petrópolis é um local dos mais bonitos, pois conta com ruas arborizadas, pequenas pontes de madeiras e casarões super conservados onde, no passado, moraram barões e condes.
Uma das vias mais bonitas da cidade é a Avenida Koeller, que homenageia o engenheiro militar e projetista da cidade, além de apresentar uma coleção maravilhosa de mansões (e é possível identificar a mansão que abrigava a Princesa Isabel). Não só por lá, mas por todo o centro da cidade é possível encontrar uma casa que apresente relevância histórica, basta ficar atento com as plaquinhas contando quando ela foi construída e quem foi seu ilustre morador.
Museu Imperial
De longe o Museu Imperial é a principal atração da cidade de Petrópolis, já que antigamente ele fora a residência de verão de Dom Pedro II. Conforme o visitante vai entrando dentro do museu você precisa andar de pantufas entre os diferentes cômodos que foram elegantemente montados como nos tempos imperiais ou mostrando vitrines com relíquias que pertencem a família imperial.
Um dos detalhes mais interessantes da visita é observar a pena de ouro com a qual a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, além das coroas e o cetro dos imperadores, o trono real de Dom Pedro II e, por incrível que pareça, um troninho de jacarandá que era utilizado como vaso sanitário.
Casa de Santos Dumont
Outro importante local de visita em Petróplis é se dirigir a Rua do Encanto, 22: esse endereço é a casa de Alberto Santos Dumont, onde ele vivia em Petrópolis. A casa ficou conhecida como “A Encantada” e foi desenhada pelo próprio morador. No local estão expostas algumas peças pessoais do aviador, incluindo o seu característico chapeuzinho, mas a grande atração fica por conta da arquitetura do chalé.
Basicamente o que Santos Dummont fez no passado é o que hoje conhecemos como “loft”, já que sua casa não apresenta paredes que dividem os ambientes, apresentando cômodos que são multifuncionais e uma escadaria completamente recortada, feita para aproveitar ao máximo o espaço. Para completar a visita existe um anexo onde é possível ver a linha do tempo das principais criações feitas por Santos Dummont.
Cervejaria Bohemia
Inspirado na Holandesa Heineken Experience, o Tour que é realizado pela Cervejaria Bohemia não deve nada ao que é feito lá na Holanda.
A Bohemia traz para o Tour não só informações sobre o passado da marca, mas também ensina um pouco como a cerveja surgiu, a história da bebida no Brasil e ainda os ingredientes e características dos principais estilos de cerveja mundiais.
Cada visitante recebe o direito de consumir três chopinhos com rótulos especiais, que são os Jabutipa e a Caá-Yari, que são oferecidos durante o percurso do tour. Além disso a cervejaria conta com um dos restaurantes mais elogiados de Petrópolis e como não poderia deixar de ser, apresenta um maravilhoso bar, onde é possível conhecer cerveja de outros rótulos também, como é o caso da Wäls, Leffe, Colorado e Franziskaner. E obviamente para fechar o passeio é necessário passar em sua lojinha.
Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal foi encomendado diretamente da França, pelo Conde d´Eu para presentear a sua esposa, a Princesa Isabel. Diferentes dos palácios comuns que são de ferro fundido e vidro de Londres ou do Porto, que inspiraram os mais diferentes Palácios petropolitanos que forma destruídos pelo tempo, o Palácio de Cristal permanece intacto e é um dos patrimônios tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), se tornando um dos passeios preferidos na cidade.
Passeios fora do Centro de Petrópolis
Visita Guiada ao Quitandinha
O mais luxuoso hotel-cassino das Américas, o Quitandinha, foi construído na década de 40 e nos dias de hoje funciona como um centro de cultura e lazer sob a batuta do SESC (o qual fez essa magistral restauração).
A entrada ao Quitandinha é livre para conhecer os antigos salões e teatros, mas o mais impressionante é realizar a visita guiada, pois ela é bem baratinha e vão sendo apresentado os mais diferentes casos de ilustres que se hospedaram no hotel, como é o caso de Walt Disney, Greta Garbo e Carmem Miranda. O Quitandinha fica a aproximadamente 20 minutos de carro do centro de Petrópolis
Passeio a Itaipava
Basicamente, esse distrito de Petrópolis é onde você encontrará a badalação. A estrada União que leva até o local existe diversos restaurantes que são bem diferentes, lojas de decoração e até mesmo alguns shoppings e definitivamente a noite é onde a festa começa. De Petrópolis até Itaipava são 15 km, sendo que o passeio para esse local vale a pena principalmente para ver as lojinhas e experimentar uma gastronomia especial.