America do Sul
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é reaberto para visitação
O Parque dos Lençóis Maranhenses é considerado uma área que é protegida e está situado na costa Atlântica norte do Brasil. Há uma vasta paisagem que é desértica, com grandes dunas que são de areia branca, com lagoas de águas sazonais da chuva, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, que são as suas maiores lagoas. Há um ecossistema muito diversificado nesse parque.
Os viajantes que partirem para lá, terão diversas experiências que são únicas e que poderão ser levadas para o resto de suas vidas. Há uma emoção ao ver o pôr do sol ou em percorrer o terreno arenoso e alagado de sua restinga ou se preferirem poderão ter uma interação com muitas comunidades que são tradicionais nessa região, que é uma indutora do turismo no estado do Maranhão.
São 155 mil hectares, que abriga ecossistemas, como a restinga e os manguezais, que estão dentro do Cerrado, em que se podem encontrar espécies que são comuns desses 3 biomas. Entretanto, o parque está inserido em municípios do Maranhão, que também dispõem de uma boa estrutura que é para a recepção e condução de todos os seus visitantes.
A região possui 2 estações que são características ao longo do ano, que é a chuvosa de fevereiro até maio e a seca que vai de junho até janeiro. Na chuvosa o Parque apresenta o que é mais belo, que são quando as suas lagoas estão cheias. O melhor período para uma visita é em maio até setembro, sendo que, a unidade está aberta para visitação o ano inteiro e em todos os dias.
Os seus aeroportos com voos comerciais que são os mais próximos são o de São Luiz e o de Parnaíba. As suas principais cidades que dão acesso são Barreirinhas e em Santo Amaro do Maranhão ou acesso também por Humberto de Campos e em Primeira Cruz. Na região é possível realizar caminhadas, observar a fauna, fazer um piquenique, banhar-se nos lagos, passear de bicicleta e praticar esportes náuticos.
A reabertura de suas atividades turísticas
Com a pandemia do Novo Coronavírus, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se fechou para a visitação, desde o dia 28 de março. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que autorizou essa reabertura para visitação ao público, informa que ela deverá ser gradual e com número de visitantes reduzidos.
Essa redução do número de visitantes é de 55% da capacidade de público. Um documento que foi publicado no Diário Oficial da União, determina que as suas atividades turísticas sejam retomadas para a abertura de forma gradual e devendo respeitar as medidas que são de prevenção contra a COVID-19, que foram estabelecidas pelo Estado do Maranhão.
Essas recomendações são aplicadas para todos os prestadores de serviços, de agências e de operadores de turismo, que são atuantes no Parque. Os turistas devem ser orientados para essas novas determinações. O uso de máscara deverá ser obrigatório, durante todo o período de visitação, com acesso ao álcool 70% para a higienização das mãos em todas as estruturas que são abertas para visitação.
No que tange aos banhos que são nas tradicionais piscinas naturais. Os visitantes devem evitar aglomerações e também a interação social com os demais grupos. As visitações feitas em locais que são pertencentes aos moradores locais, somente poderão ser realizadas sob a consulta e autorização dos donos. Todos os anos o parque recebe milhares de pessoas e entre os meses de julho e de dezembro.
No caso do município com essa reabertura entender que precise restringir novamente, se houver algum caso ou aumento dos casos de COVID-19 e se achar que deverá suspender por mais tempo, o ICMBio também suspenderá a visitação nessa área ou poderá alterar todas as normas que foram estabelecidas, com o prestador de serviços fazendo as devidas orientações.
As medidas impostas para os visitantes
Além dos turistas terem acesso ao álcool gel 70% para higienização das mãos na hora da visitação nas estruturas que são abertas do parque, haverá também nos transportes que são terrestres e aquaviários. Nos restaurantes deverá se manter a distância que é mínima de 2 metros entre as mesas e de 1 metro entre as cadeiras, com as filas de espera e os caixas com distanciamento sinalizados no piso.
Nos locais em que não é possível a retirada de mesas e de cadeiras, os estabelecimentos deverão interditar de forma alternada e também realizar uma sinalização que é para os turistas. Os cardápios e os objetos que são de uso coletivo deverão sempre ser higienizados constantemente, bem como, as máquinas de débito e de crédito que devem ser fixas, envelopadas com filme plástico e desinfetadas.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) não devem ser compartilhados coletivamente na hora dos passeios. Os ambientes que são comuns devem ser mantidos com ventilação, com as suas respectivas janelas e portas abertas, sempre que for possível. Os transportes terrestres e aquaviários deverão priorizar uma ventilação que é natural e ao final de cada viagem eles devem ser limpos.
Os pisos, os corrimões, as lixeiras, os balcões, as maçanetas e os outros objetos que são de uso coletivo deverão ser higienizados e desinfetados constantemente. Os jornais, as revistas, os panfletos e outros objetos devem ser retirados dos locais comuns que são de acesso para que seja evitada uma transmissão que é direta entre todos os visitantes.
A venda on-line de ingressos, de serviços ou o agendamento que é destinado para as atrações e os serviços que são turísticos devem ser estimulados para se evitar aglomerações. Essas medidas de segurança com a reabertura gradual do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são de segurança e que devem ser seguidas para que seja garantida a reabertura gradual de toda a atividade turística dessa região.
Os visitantes deverão também ser orientados sempre quanto ao cumprimento das restrições que são impostas e receberem informações que são referentes a todos os atrativos que são disponíveis nesse parque. Se você tiver uma oportunidade e com essa reabertura, não pode perder uma visita a essa região que é linda e que agrada a todos os seus visitantes em meio à natureza.
America do Sul
As melhores praias do litoral Norte
O Norte do país é marcado pela presença da natureza e pelo contato com
comunidades indígenas, isto porque, nesse região é onde encontramos a maior
parte da Floresta Amazônica, a qual contém grande parte dos nossos rios e de
tradições tipicamente brasileiras.
Essa região é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará,
Tocantins, Rondônia e Roraima, além disso está bem próxima do oceano
Atlântico, o que faz com que muita gente acredite que nessa localidade não
exista praias.
O que é totalmente errado, afinal, existem diferentes praias, porém a maioria
delas é de água doce ou de águas salgadas que se encontram com as águas
dos rios.
É bem interessante de conhecer, se você quiser saber mais e de quebrar
conhecer algumas cidades que tem as melhores praias do litoral Norte, precisa
ler nosso posto até o final, porque daremos todas as informações aqui, então
vem conosco.
Praia de Salinas
Salinópolis é um município do estado do Pará, o qual possui uma das principais
praias dessa região. A praia é conhecida como Praia de Salinas, a qual é
banhada pelo oceano Atlântico e atraia a atenção de muitos turistas, devido a
beleza natural daquele lugar.
Praia de Marudá
A cidade de Marapanim (PA), é vista como uma das melhores, pois oferece aos
turistas uma infraestrutura bem confortável, onde eles não tem de se preocupar
com os valores. Entretanto, é preciso ressaltar que a maioria dos espaços são
bem rústicos, porém dão total conforto aos clientes. E mais, o que encanta a
todos os visitantes é a incrível culinária de Marapanim, junto com a perfeição
da Praia de Marudá.
Ilha do Algodoal
Este local é total paradisíaco. Sua paisagem é encantadora, oferece a
possibilidade do turista de ficar descansado e ainda aproveitar uma incrível
praia sem lotação nenhuma. Isso mesmo, nesse local, dificilmente você
encontrará pessoas em excesso circulando, é algo bem reservado, para
aqueles que buscam manter o sossego.
Ilha do Marajó
Por fim, temos essa indicação que certamente é a mais conhecida entre os
brasileiros. Aqui é possível nadar tanto em água doce quanto na salgada, é
uma experiência bem diferente a qual vale à pena ter!
America do Sul
5 Destinos com neve que você precisa conhecer
Muitos brasileiros sonham em conhecer lugares onde a neve seja um dos
principais atrativos. Porém, a maioria se engana ao pensar que é preciso viajar
para longe para estar próximo da neve, às vezes você pode encontrar locais
onde a neve predomina, até mesmo sem sair do Brasil.
Não acredita nisso? Pois então, você vai conhecer no nosso post de hoje cinco
destinos incríveis para ver de perto como é a neve, confira abaixo quais são os
lugares!
Conteúdo
Cidade Urubici, em Santa Catarina
Essa é uma cidadezinha que muitos turistas adoram visitar, especialmente no
inverno, devido ao fato de que é possível ver neve nesse período. Para aqueles
que sempre tiveram esse desejo, Urubici pode estar entre uma das suas
opções de viagem para o próximo ano.
É uma viagem bem agradável, em meio a serras e a montanhas, mas o que é
melhor é que você vai economizar bastante nessa viagem, pois é bem
econômica.
Cidade Villa La Angostura, na Argentina
Uma outra cidade bem conhecida aqui da América Latina por aqueles que tem
o maior sonho de ver de perto a neve, é ir viajar para Villa La Angostura. Essa
é uma cidade argentina, onde diversos turistas adoram passear, pois possui
belas paisagens durante o inverno e você tem a possibilidade de esquiar,
interessante não é mesmo.
Cidade San Martin de los Andes, na Argentina
O país da Argentina tem um dos climas mais frios da região da América do Sul,
o que atrai muitos visitantes todos os anos, afinal de contas, todos querem se
aproximar da neve, especialmente aqueles que ainda não tiveram o prazer de
conhecer esse fenômeno da natureza.
Cidade Junín de los Andes, na Argentina
Quer ter acesso a neve de pertinho, sem ter que investir muito? Caso responda
sim, você precisa conhecer melhor a cidade de Junín de los Andes, cidade
argentina bem barata e com muita neve.
Cidade Pucón, no Chile
O inverno nesta cidade é bem interessante, afinal de contas, o número de
visitantes aumenta, pois é quando começa a cair neve e a ter maior movimento
as pistas de esqui.
America do Sul
Caminho dos Diamantes
O projeto Estradas Reais, conta com um roteiro que pode ser feito de carro até os
pontos históricos das Estradas Reais, construídas no período de exploração do Brasil
Colonial, século XVIII. O Caminho dos Diamantes é uma estrada que liga Diamantina a
Ouro Preto com 173,3 KM, foi construído em 1730 para acesso exploração da região
diamantífera.
O seu percurso liga a sede de Vila Rica que é atual capital de Ouro Preto a
cidade de Diamantina, passando por Santa Bárbara e outras cidades mineiras, por estas
vias se dava o abastecimento das regiões diamantíferas.
Conheça algumas das Cidades do percurso Caminho dos Diamantes:
Ouro Preto
Ouro preto foi uma das principais cidades exportadoras de ouro do Brasil
colônia, localizada no Estado de Minas Gerais conta com uma vasta e conhecida cidade
histórica, onde a maioria das belíssimas igrejas guardam tesouros históricos da antiga
Sede de Vila Rica.
É possível passear por Ouro Preto contemplar a natureza participando de
roteiros e trilhas pela Mata Atlântica, visitar pequenas cidades históricas do Brasil
Colônia e monumentos arquitetônicos da capital Ouro Preto, igrejas com ornamentação
dos ricos minérios ouro e diamante extraídos das terras do Brasil Colônia.
Através do Trem do Vale é possível chegar a cidade de Mariana, a primeira
cidade visitada da rota dos diamantes ou estrada dos diamantes.
Mariana
Mariana foi fundada no século XVIII, a cidade foi a primeira vila, cidade e
capital do estado de Minas gerais, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro do
império português no Brasil.
A cidade de Marian ainda hoje tem destaque na economia do estado de Minas
Gerais, é uma pequena cidade com o maior produto interno bruto da microrregião de
Ouro Preto, a posição ocupada pela cidade de Mariana é a 10° entre 853 municípios
calculados.
A cidade possui um riquíssimo acervo histórico do barroco produzido no Brasil
Colônia, além disso o ecoturismo também tem ganhado destaque na região, trazendo
desenvolvimento para a cidade e tornando Mariana conhecida pela prática de esportes
radicais.
Diamantina
Diamantina foi fundada em 1713 com a construção de uma capela que
homenageava o padroeiro Santo Antônio, em 1729 a cidade teve um rápido crescimento
da população com a descoberto do Diamante e em fins do século XVIII já era a terceira
maior povoação do estado de Minas Gerais.
No ano de 1938 a cidade comemorou 100 anos de existência e recebeu o título
de “Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, no ano de 1999 a Organização das
Nações Unidas Pela Educação concedeu o título de “ Patrimônio da Humanidade” a
cidade de Diamantina.
A Cidade é um dos destinos da estrada real e um dos roteiros turísticos mais
ricos do Brasil, a cidade também é conhecida por suas serestas e vesperatas, eventos em
que os músicos se apresentam ao ar livre durante o período noturno.
Santa Barbara
Santa Barbar do Oeste é município brasileiro do interior da cidade de São Paulo,
pertence a microrregião de Campinas, partindo da capital São Paulo é possível chegar
de carro ao município de Santa Barbara, o local é um dos pontos turístico das estradas
reais e caminho dos diamantes construído no período do Brasil Colônia para exploração
de ouro e diamantes.
O centro histórico da cidade ainda reserva construções do século XIX como a
Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário e antiga estação ferroviária, o local possui uma
paisagem bucólica com igrejas, capelas e casas históricas.
-
Antigo6 meses ago
Voos promocionais para todo território Brasileiro!
-
Companhias Aéreas5 meses ago
Feirão de aniversário da GOL tem passagens aéreas de volta por R$ 79,90!
-
Dicas7 meses ago
Promoções relâmpago de passagens
-
Companhias Aéreas7 meses ago
Passagens aéreas em promoção relâmpago da Azul
-
Dicas5 meses ago
Desconto em passagens aéreas
-
Dicas7 meses ago
5 dicas para quem quer viajar com milhas
-
Azul7 meses ago
Passagens aéreas em promoção relâmpago da azul
-
Antigo5 meses ago
Pacotes de viagens para Fortaleza. Aproveite agora e compre o seu!