Todos sabem que devido à pandemia global de do novo coronavírus, o COVID-19, muitos destinos turísticos tiveram a sua entrada controlada, e muitos dos pontos turísticos nas mais diversas cidades do país e do mundo ficaram indisponíveis para visitação.
Com o fim do ano e um controle parcial da pandemia global, porém, alguns destinos já começaram a reabertura para receber turistas ainda no ano novo, o que está sendo feito de maneira gradual devido à preocupação com os protocolos de higiene e segurança. As medidas adotadas incluem a redução da capacidade de hotéis, barreiras sanitárias e a medição de temperaturas. Abaixo estão listados 10 destinos seguros para passar o réveillon.
– Bahia:
Muitas atividades já estão sendo retomadas no estado da Bahia, como por exemplo os famosos resorts e hotéis da costa baiana. A retomada, porém, está se dando de forma lenta, conforme relata a Abav-BA (Associação Brasileira de Viagens na Bahia), até porque não há uma expectativa de uma demanda muito alta.
Na capital, foram abertos os shoppings centers, além de bares e restaurantes que estão funcionando. Praias estão sendo abertas aos poucos desde o dia 21 de setembro, sendo que desde 19 de outubro está permitido o comércio de bebidas e alimentos, além do aluguel de guarda-sóis (apesar de não ser permitido o aluguel de cadeiras e mesas). A tradicional praia do Farol da Barra é uma das praias que foi reaberta.
Outras atrações abertas são a Casa do Rio Vermelho, o Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana, o Espaço Carybé das Artes e a Igreja e Convento de São Francisco de Assis.
– Espírito Santo:
O estado do Espírito Santo registrou mais de 125 mil casos de Covid-19, e os municípios antes classificados como de alto risco estão cada vez mais alterando seu status para risco moderado ou risco baixo. É o caso da capital, Vitória, que recentemente teve seu status alterado de “risco moderado” para “risco baixo”.
Com isso, tanto na capital como em Vila Velha e Guarapari, restaurantes, bares e praias estão funcionando normalmente. Além disso, estão funcionando desde outubro os cinemas, teatros e feiras.
– Rio de Janeiro:
O estado do Rio de Janeiro lançou o site Turismo Consciente, onde encontram-se as informações necessárias sobre os serviços turísticos disponíveis, onde é possível saber a situação de cada serviço de cada cidade.
Na capital, funcionam os bares e restaurantes normalmente, além das praias que foram recém liberadas para a permanência na areia e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Os famosos pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, a Casa Roberto Marinho e o Museu do Amanhã também estão funcionando.
– Santa Catarina:
Assim como o estado do Rio, Santa Catarina criou o programa “Viaje Mais Santa Catarina”, com a finalidade de reunir as informações a respeito da disponibilidade para turismo no estado. O estado está dando autonomia aos municípios para limitar o acesso às áreas e serviços.
A capital Florianópolis está classificada como de alto risco, mas hotéis, shoppings e restaurantes estão funcionando normalmente. Em Balneário Camboriú o comércio funciona normalmente, além de restaurantes e bares. A praia está aberta para atividades físicas. O famoso parque de diversões Beto Carrero World, em Penha, já está aberto e segue os protocolos de higiene
– Goiás:
No estado de Goiás foi prorrogada a abertura por tempo indeterminado de todas as atividades econômicas. O famoso Parque da Chapada dos Veadeiros está aberto para desde o dia 18 de agosto.
Ainda, em Caldas Novas o turismo também foi retomado, com a reabertura do conhecido Hot Park, do Rio Quente resorts e outros parques aquáticos da região.
– Amazonas:
O estado do Amazonas é mais um da lista que aderiu à reabertura em fases, após registrar mais de 130 mil casos de Covid-19. Hoje, com a situação mais normalizada, o estado já passou por diversos ciclos da reabertura.
Na capital, o grandioso Teatro Amazonas já teve sua reabertura autorizada em julho, e alguns cruzeiros também já foram retomados. O comércio e restaurantes funcionam normalmente. Estão abertos também o Museu do Seringal Vila Paraíso e outras atrações turísticas.
– Mato Grosso do Sul:
Com um número relativamente baixo de contaminados, quando comparado a outros estados de porte semelhante, o Mato Grosso do Sul retomou as suas atividades turísticas também.
É o caso do geralmente procurado destino de Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul que é conhecida por suas cavernas e parques de belezas naturais. Os passeios funcionam agora com um número limitado de participantes e novos protocolos de segurança.
– Tocantins:
O Estado do Tocantins emitiu, ao início da pandemia, ordens aos municípios para que não liberassem as atividades não essenciais para o seu funcionamento regular. Com o afrouxamento das medidas no país, a reabertura se deu de forma tardia em relação aos outros estados, e atualmente encontra-se em funcionamento comum.
Na capital, Palmas, o toque de recolher teve fim em agosto, e o comércio e restaurantes podem funcionar normalmente.
O estado ainda conta com a região do parque estadual do Jalapão, conhecida por suas possibilidades de turismo ecológico, e que conta com os locais liberados para funcionamento.
– São Paulo:
O estado cancelou a maioria dos eventos importantes de final de ano em São Paulo, como o réveillon, a Fórmula 1, e até mesmo o Carnaval de 2021. Entretanto, a Secretaria de Turismo de São Paulo está avaliando a possibilidade de realizar eventos fora de época.
Na capital, o comércio já reabriu, com o início da fase verde de retomada da economia. Bares e restaurantes funcionam 12 horas por dia, até as 22. Já nas famosas praias do litoral norte paulista, como Ubatuba e Ilhabela, o turismo está reaberto, e as praias estão abertas ao público.
– Minas Gerais:
Não é de hoje que as cidades de Minas Gerais se preparam para a retomada do turismo. Algumas hospedagens podem estar funcionando ainda com redução da capacidade, mas a regra é a abertura do comércio e do turismo.
As cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto estão abertas para os turistas, e seus principais pontos turísticos também se encontram liberados.
E aí? Já escolheu para onde vai nesse final de ano?