A pandemia ainda não acabou, apesar de começar o processo de imunização das pessoas, com a chegada da vacina, que dá uma nova esperança, para que as pessoas possam voltar a viajar, já que muitas fronteiras internacionais se encontram restritas, para o recebimento de turistas que são do Brasil, além de muitas pessoas estarem com medo de se aglomerarem ainda.
Tudo isso não pode ser motivo, para não estar desde já, planejando a sua próxima viagem pós-pandemia. Para te ajudar nesse planejamento em uma viagem que seja segura, lhe daremos muitas dicas e informações por aqui. Contudo, será uma ajuda para facilitar a sua vida na hora de viajar. A pandemia do novo Coronavírus trouxe inúmeras perguntas e muitas pessoas possuem dúvidas.
Entre todas essas dúvidas, a mais comum delas é a de que quando tudo isso passar, quando poderemos voltar a viajar, como era antes, quando o setor de aviação estava no auge, que acontecia até mais ou menos no início do segundo semestre do ano de 2019 e em todo o mundo.
Há até hoje muitas incertezas e suposições sobre o futuro do turismo. Dentre os diversos aspectos da nossa vida e que foram afetados pela pandemia, está o planejamento da tão sonhada viagem, colocando os planos em uma espera e devido a um motivo que é em relação á saúde ou a segurança sanitária em uma viagem, acontece também um questionamento perante a esse cenário.
Surgem também muitas dúvidas quanto a viajar, que é o de quando marcar essa viagem? Como ela será planejada agora? O que mudou? E será que vale a pena viajar agora ou não? Se estiver planejando a sua próxima viagem numa pandemia, pense nela, quando as coisas se acalmarem. A verdade é que tudo dependerá da evolução da epidemia e das retomadas dos voos.
O que não deixar de considerar para esse planejamento
De forma prática, só poderemos voltar a viajar com segurança, após os órgãos internacionais e nacionais, que alguns deles podem ser o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centers Disease Control And Prevention (CDC) dos Estados Unidos, puderem indicar que seja segura uma viagem, para os turistas voltarem aos seus passeios.
Muitas festividades já foram canceladas, entre elas, aqui no Brasil, o Revéillon, em Copacabana e a sua famosa queima de fogos e agora o Carnaval, que virá em breve, considerado a maior festa popular. Muitos fatores farão com que, as pessoas se sintam seguras novamente, com o fim da quarentena, a diminuição significativa do total de casos do Coronavírus e uma reabertura paulatina.
É de fundamental importância, que os viajantes esperem que os órgãos de saúde, que são reconhecidos como autoridades nesse assunto, possam dar uma palavra final. Todo o resto que virá após isso, será considerado como uma especulação ou ansiedade. No entanto, o mercado de turismo não pode deixar de ter as suas previsões para as próximas viagens.
De acordo com a flexibilização da quarentena, há um melhor cenário para algumas cidades, com as pessoas se sentindo mais seguras para o planejamento das suas próximas viagens. Há muitos fatores de incertezas e que precisam ser considerados na hora de um planejamento de sua viagem, quanto mais para frente, menor o risco de uma viagem ser prejudicada.
Muitos países seguem ainda com as suas fronteiras fechadas e devido a um surto de uma segunda onda e impedem que os turistas brasileiros possam entrar, é o caso dos Estados Unidos, por exemplo. Antes de decidir sobre uma viagem, pesquise a situação do local e a previsão de restabelecimento das condições para uma visita.
Regras e condições de passagem aérea, hotel ou pacote de viagem
Antes de fazer qualquer reserva de uma nova passagem aérea, hotel ou pacote de viagem, será muito importante verificar qual é a politica de remarcação ou de cancelamento de uma empresa. A preferência deve ser dada para os bilhetes reembolsáveis, devido a muitas companhias aéreas, hotéis ou agências de viagens oferecerem uma flexibilidade nas reserva nesse período.
Com toda essa atenção a essa preferência a ser dada com essas reservas, podem permitir uma mudança de data que é sem custo, caso o viajante precise alterar os seus planos de viagem, sendo que, em alguns casos poderá ser oferecido um crédito para ser usado em outro destino ou data, dando um maior conforto no caso da situação não evoluir bem ou ter novas restrições no futuro.
Frisamos também que, as MP (Medidas Provisórias) 925 e 948 passaram a permitir que as empresas que são de turismo, de entretenimento e eventos, possam devolver os valores que forem os pagos pelo cliente num prazo de até 12 meses. Por isso, é importante ter muita cautela antes de decidir, dependendo do caso ou aproveitar para remarcar a viagem usando créditos remanescentes.
O seguro viagem é muito recomendável nessa época, já que os hospitais, particulares ou da rede pública estão sobrecarregados. Antes da contratação de um seguro viagem, será muito importante avaliar se há coberturas para os casos de COVID-19. Nos seguros oferecidos pelos cartões de crédito, não há esse tipo de cobertura. Preste muita atenção a isso.
Uma viagem e a nossa saúde
Nenhuma pessoa quer viajar para depois ficar doente ou perder uma viagem por ter ficado adoecido. Há de se ter a necessidade de entender bem os riscos de uma viagem, para os locais que tenham uma grande quantidade de casos de Coronavírus, seguindo a todos os procedimentos que são de prevenção e que são orientados pelas autoridades de saúde.
O turista, é claro, não irá gostar de encontrar o comércio, restaurante e as atrações turísticas fechadas, com o seu funcionamento restrito ou seriamente prejudicado. É muito importante sempre ficar atento para não ter todas as suas expectativas frustradas.
Hotéis ou pousadas em praias, que sejam tranquilas ou no campo, podem garantir um distanciamento social e ainda render momentos que são de grande relaxamento. Uma viagem pode acontecer depois e o seu planejamento já pode começar, para que se torne muito mais especial, para já entrar no clima de sua próxima viagem e com saúde.