O Rio de Janeiro continua lindo. É conhecido também como a Cidade Maravilhosa, muito conhecida no exterior, com uma fama que é a de ter um povo alegre, com as suas belas praias, o seu futebol e o seu samba. É uma cidade de muita história, cara e de um alto padrão a ser oferecido para os seus visitantes, que costumam lotar essa região no final de ano.
Há nessa região muitos passeios a serem feitos, restaurantes, peças teatrais, cultura, um bom agito noturno, podendo ser feitas muitas compras pelos seus turistas. É a segunda maior metrópole do Brasil, que une uma cultura que é de miscigenação de seu povo brasileiro. O Rio também já foi um abrigo para a corte portuguesa e a capital do Brasil.
É um estado brasileiro que fica situado na região sudeste. É a segunda maior economia do Brasil e ficando atrás apenas de São Paulo. O estado também conta com dois aeroportos, que fazem voos que são domésticos e internacionais. Há também outros aeroportos que fazem conexões que são locais e nacionais.
O destaque para esses aeroportos cariocas vai para o Santos Dummont e o Aeroporto Internacional Tom Jobim ou o Galeão, como também é conhecido, que estão situados na capital. Outro destaque no que tange aos seus aeroportos, fica por conta dos aeroportos de Jacarepaguá e de Cabo Frio, que fazem voos por meio de um fretamento de suas aeronaves.
Há uma rica composição que é a cultural no Rio de Janeiro, pela sua população que é diversa e composta por povos que são os indígenas, africanos, portugueses e pelos migrantes, que vieram de outras partes que são do território nacional. Os seus elementos ou manifestações culturais, são com dimensão internacional, como o seu carnaval, o Réveillon, a Folia de Reis, etc.
Dicas para essa viagem
Não é surpresa para ninguém, que o Rio de Janeiro é uma cidade violenta, que vira e mexe está sendo retratada nos noticiários. É um assunto de muita polêmica, mas que as autoridades e a polícia, estão sempre tentando combater esse mal. Isso não impedirá a sua visita até essa cidade, que é bonita por natureza. No entanto, há um certo exagero em toda essa polêmica.
O seu cuidado nessa visita nunca será demais. O viajante deve evitar sair com pertences que sejam valiosos, evitando usar o seu aparelho de celular nas ruas ou de andar por locais que sejam vazios durante a noite. Há sempre policiamento pela cidade e que estão próximas àquelas atrações que sejam turísticas, com uma grande visitação de pessoas.
O viajante somente deve andar a pé em distâncias que sejam curtas. Naquelas distâncias que sejam as mais longas, use o metrô, o táxi ou um Uber, sendo que os táxis são os meios de transporte, que podem ter um preço que seja melhor e com um bom custo-benefício. A Uber além de circular por essa cidade, também possui uma frota de carros que é bem grande.
Quem desejar usar o transporte que é o público, como os ônibus, metrô, BRT, VLT, barcas compre um cartão que é recarregável, que leva o nome de Rio Card, que o viajante poderá recarregar e com um valor que seja suficiente para as suas viagens. Saiba que, o trânsito no Rio de Janeiro é complicado e com uma demora em se chegar a alguns destinos.
O verão do Rio de Janeiro é muito quente. Portanto, use roupas que sejam leves, com protetor solar, óculos de sol e chapéus, pois, a temperatura pode ser insuportável, por quem não estiver acostumado com altas temperaturas. Se for visitar o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar, compre o seu ingresso pela internet, para não correr o risco de ficar em longas filas.
Pontos turísticos mais famosos no Rio de Janeiro
Além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, há outros pontos turísticos no Rio de Janeiro, que são imperdíveis. Começamos pelo Maracanã, que fica na zona norte, que é um estádio conhecido mundialmente, que fica bem perto da Feira de São Cristóvão e da Quinta da Boa Vista, que é com um zoológico e o Museu Nacional, que foi perdido em um grande incêndio.
Copacabana e a sua praia, também são pontos turísticos famosos no Rio de Janeiro. É uma praia que fica próxima de outra que também é bem conhecida e que leva o nome de Ipanema. Ainda em Copa, há o Forte de Copacabana, que teve a sua construção na intenção que é a de proteger a Baía de Guanabara, ocorrendo a sua construção nos idos dos anos de 1908 e de 1914.
O Aqua Rio é um Aquário Marinho, que teve a sua inauguração no ano de 2016, num espaço que pode oferecer pesquisa, aprendizado, conservação de espécies e com mais de 300 espécies marinhas. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica bem no centro dessa cidade, mas que impressiona pela sua arquitetura e decoração, que é tida como muito majestosa.
Outros pontos turísticos que recomendamos no Rio de Janeiro
Na Praça Mauá, visite o Museu do Amanhã, que é uma nova e interessante atração nessa cidade, que fica na sua zona portuária, numa arquitetura que é inovadora. O MAM ou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é mais uma visita, que é com muitas exposições que rodam o mundo, com palestras educativas. Um bom lugar para quem aprecia a arte esculpida, pintada, etc.
A Lapa é um bairro boêmio do Rio de Janeiro e destinado para os turistas que querem curtir uma noitada. Quem vive no Rio, adora caminhar pela Lagoa Rodrigo de Freitas. É uma boa área, para quem quer se exercitar e ainda apreciar por um belo visual ou jantar em muitos de seus restaurantes, que podem ser encontrados por lá.
Visite o Bairro de Santa Teresa, que fica bem próximo ao centro do Rio de Janeiro, que é um bairro conhecido pelas suas ladeiras que são íngremes e pelos seus casarões que são antigos. O Rio de Janeiro possui muitos outros pontos turísticos, que podem ser apreciados pelos seus visitantes e não deixe de conhecer por pelo menos um do que citamos aqui em sua viagem.