Categorias
Dicas Destinos Overbooking Passagem de avião Passagens

Overbooking e passagem aérea, como proceder?

Você sabe o que significa a expressão overbooking, o que ela pode acarretar em sua passagem aérea e como o passageiro deve proceder nesse caso? Se não souber chegou ao lugar certo. O overbooking é uma expressão em inglês, que é utilizada para que seja designada quando uma empresa vende muitas mais passagens aéreas do que possa atender aos seus viajantes.

Isso também pode acontecer em hotéis, em shows, em eventos esportivos, salões de beleza, restaurantes, etc. Só que é mais comum de acontecer e mais escutado pelas pessoas, quando acontece pelas companhias aéreas. Essa situação costuma acontecer, pois, a companhia aérea prevê um determinado numero de passageiros que não iriam comparecer em um voo de uma companhia aérea.

Contudo, isso não acontece é vendido um número a mais, que é para uma lotação de voo, ocorrendo erros no sistema ou por uma desorganização que é interna ou até por uma ocorrência que é a de uma alteração nas aeronaves, nos aeroportos ou por condições que são climáticas, já que os passageiros que são os preferenciais poderão ganhar preferência, para serem realocadas em outros voos. 

O overbooking ou a preterição de embarque acontece na maioria dos casos, quando uma empresa aérea vende mais bilhetes do que a própria capacidade de lugares de uma aeronave possa comportar. A compra de sua passagem aérea, a programação de sua viagem, o comparecimento antecipado ao check-in e ser impedido de viajar pode ser uma realidade que acontece com muitos passageiros.

Principais situações que podem levar ao overbooking

Os passageiros que perderam as suas conexões, podem não conseguir pegar a sua conexão e chegar ao seu destino. Para esse caso, as companhias aéreas podem colocar os passageiros que estão atrasados em algum outro voo, que sejam com o mesmo destino final e perder os lugares que já estavam vendidos para outras pessoas.

Clique para continuar:  7 lugares turísticos para visitar em Potosí (Bolívia)

Os cancelamentos e as junções de voos pode ocasionar uma prática de overbooking, que é quando um ou mais voos são cancelados e por questões que sejam operacionais ou até climáticas. A empresa aérea deverá realocar os seus passageiros que são do voo cancelado, mas dando prioridade para os idosos, as lactantes, pessoas com crianças de colo e os alocar em outro voo.

A troca de uma aeronave também pode levar a um overbooking, mas que pode ser por algum motivo que seja técnico, que a companhia teve de trocar essa aeronave, que já estava programada para um voo e foi substituída por uma aeronave que é de menor capacidade. Esses passageiros, que podem ser distinguidos como sobressalentes serão as vítimas de um overbooking.

A venda de assentos que seja superior a uma capacidade. Uma empresa aérea possui uma porcentagem de pessoas, que acabam não comparecendo a um voo. Muitas companhias aéreas podem trabalhar com essa margem de segurança, vendendo mais bilhetes do que a capacidade de um voo, mas contando com uma determinada quantidade de pessoas que não comparecerão.

Só que nesse caso, pode acontecer de todos os passageiros se apresentarem para esse voo e isso pode ocasionar um overbooking, que podemos frisar que, é uma prática que costuma acontecer com certa frequência e por causa dos muitos motivos que relatamos acima, mas que não é considerado como legal, para os seus passageiros que querem fazer a sua viagem.

 

Os seus direitos em voos nacionais 

Nos voos nacionais e com overbooking, para ter os seus direitos, o passageiro deve respeitar o prazo que é o mínimo para um embarque de 30 minutos de antecedência para os voos que sejam os domésticos. Se o overbooking ocorrer à companhia aérea deve informar aos passageiros o motivo que é o de embarque em um voo.

Clique para continuar:  Quanto custa viajar para Laos?

Deve-se também reacomodar o passageiro em um primeiro voo pela própria companhia para o mesmo destino. Em esperas superiores às 1h, a empresa aérea deverá arcar com as despesas referentes à telefonia. Para mais de 2h de espera, o passageiro deverá receber alimentação e que deverá ser custeada pela empresa aérea.  Mais de 4h, o passageiro terá direito a hospedagem em hotel com translado.

Antes dessa situação acontecer, as companhias aéreas buscam por voluntários que queiram desistir de um voo e em troca de alguma recompensa, que podem ser as milhas aéreas, o dinheiro de volta, diárias em hotel, passagens que são extras ou outras recompensas. Se ninguém quiser, a companhia aérea poderá escolher ou sortear os passageiros que irão deixar um voo involuntariamente.

Será nessa situação que um passageiro deverá ser realocado e de forma que é de graça e em outro voo de um mesmo trecho, que pode ser tanto de uma companhia aérea como de outra empresa. O passageiro que se sentir lesado por um overbooking, pode entrar com uma ação contra a companhia aérea, com um processo por danos morais, para um reparo de todos os problemas causados.

Para os casos de voos internacionais  

Para os casos de overbooking em voos internacionais, principalmente em voos nos Estados Unidos e na Europa, o overbooking é considerado como legal. No entanto, há uma série que é a de regulamentos, dos quais, as companhias precisam seguir. Será comum as empresas buscarem por voluntários e para uma desistência de um voo e em troca de muitos outros benefícios para os passageiros.

Isso pode significar algo que seja bastante interessante, por quem estiver viajando de férias e quiser prolongar a sua estadia em um voo internacional. Nos voos, que sejam os europeus, os passageiros terão direito a uma indenização que é com valores entre 250 ou 600 euros, o que pode depender de uma distância de voo ou também de receber o ressarcimento que é o integral do valor que foi o pago.  

Clique para continuar:  Melhores viagens pelo Brasil no carnaval de 2020

No Canadá, não há nenhuma regulamentação quanto a um overbooking e isso significa que, cada companhia aérea é que poderá definir as suas próprias normas de regulamentação e para o caso de acontecer um overbooking nessa viagem. Viu como quando acontece um overbooking e nos voos nacionais ou internacionais, como um passageiro deverá proceder? Tenha uma boa viagem.