Muitos viajantes já pretendem viajar na pandemia e se perguntam se é seguro. A resposta é sim, seguro viajar nessa época, desde que, tenha alguns cuidados. O turismo nacional já está retomando as suas atividades e de forma gradual. Muitos desses destinos estão se preparando para o recebimento de seus turistas e em total segurança. Muitas pessoas já planejam a sua viagem.
O ramo de turismo e de viagens tiveram muitas adaptações, que são para uma nova realidade, que já mudou muito e ainda muda com muita frequência, com locais no Brasil e no exterior que fecharam a suas fronteiras, diminuindo a quantidade de voos existentes ou tendo uma redução de ônibus em circulação. Há algumas regras para se viajar nesse período.
O recomendado pela OMS ou Organização Mundial da Saúde é a de que a adesão por um isolamento social seja pelas pessoas que puderem ficar em casa, que fiquem. Se tiver uma viagem que é considerada como não essencial e que já esteja marcada, o ideal é que ela seja remarcada ou cancelada, para que se espere o fim desse período, para uma viagem a um determinado lugar.
Para os casos das pessoas que precisam ou que queiram essa viagem, há algumas regras para essa viagem em época de pandemia. O vírus continua circulando. Não existe uma cura e nem uma vacina em todo o mundo que já foi descoberta ou começou a ser aplicada em sua população local. As regras e os cuidados servem para diminuir os riscos de infecções e de proliferação.
Segundo alguns especialistas, uma boa opção para viajar na quarentena é aquela em que se terá pouco contato com os outros viajantes. O mais recomendado é uma viagem de carro, que nesse caso, se deve ter uma atenção á higienização desse carro, limpando com água, sabão e álcool 70 as superfícies que são tocadas com muito mais frequência pelas pessoas.
Os cuidados em uma viagem
A viagem de carro nesse momento é a mais indicada, embora muitas viagens já podem ser feitas de avião ou de ônibus. Entretanto, há algumas regras para uma viagem nessa quarentena e que é recomendada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres de Passageiros (ABRATI).
O uso de máscara facial de proteção é considerado como uma das principais regras para uma viagem nesse período, já saindo de casa com ela, que deverá ser bem justa ou sem espaços em seu rosto e deverá ser utilizada em toda a sua viagem. É uma obrigação de todos e que deverá se utilizada nos destinos para essa viagem, de carro, de ônibus ou de avião.
A compra de passagem pode ser feita pela internet e o check-in também. É uma recomendação que é feita pelas empresas de ônibus e aéreas. Elas devem ser feita antecipadamente, para que se tenha uma ajuda na diminuição das pessoas que necessitam de entrar em filas nos aeroportos e nas rodoviárias, diminuindo com isso, todas as chances de uma aglomeração.
O distanciamento deve ser feito em todos os momentos e principalmente para os casos de se entrar em uma fila. Com uma atenção a esse distanciamento que deve ser em torno de 2 metros de distância, entre uma pessoa e outra, também nos espaços de embarque, desembarque e ao retirar as suas bagagens ou ao pegar um transporte para deixar o aeroporto ou rodoviária.
O uso de álcool gel deve ser uma constante nessa viagem. Ele é excelente para uma manutenção da higiene pessoal, com proteção ao Coronavírus e quando ficar por muitas horas sem lavar as mãos com água e sabão. Numa bagagem de mão no avião, em uma viagem nacional, é possível levar até 500 ml e a embalagem deve estar fechando perfeitamente.
Alguns destinos para essa sua viagem
Se você já está planejando uma viagem para o Brasil, separamos alguns destinos que são perfeitos para essa viagem e agora que você já sabe sobre alguns cuidados que se deve ter. Começamos por Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que iniciou a sua reabertura em setembro, colocando em prática muitas restrições com protocolos de segurança.
Ainda no Rio de Janeiro, outro destino para essa viagem é em Búzios, que fica a 187 km de distância da capital carioca. Ao entrar por essa região de carro, o visitante já encontra uma barreira sanitária e terá a sua temperatura corporal aferida, além de ter de apresentar um QR Code, emitido por um hotel ou pousada, para se hospedar e que estão operando com 70% de sua capacidade.
Em São Paulo o destino para essa viagem é em Campos do Jordão. O seu apelido é de Suíça brasileira, que é muito charmosa, além de ser muito procurada para um destino no inverno. A capacidade de seus hotéis está limitada em 20% e muitas áreas comuns e de lazer ainda estão fechadas. O café da manhã é servido nos apartamentos. Bares e restaurantes ainda estão fechados.
Em Santa Catarina, o destino é Balneário Camboriú, que segue a todas as medidas que são determinadas pelo governo do estado. É uma região que ainda está em um processo e em andamento de reabertura gradual. A sua rede de hotelaria está com sua capacidade máxima de 50%, com uso de máscaras, por todos os seus colaboradores e o seu transporte com essa mesma capacidade.
No Mato Grosso do Sul, um belo destino para essa viagem é em Bonito. Por lá o seu turismo já está a todo vapor e desde o mês de junho, com uma reabertura gradual, que inclui os hotéis dessa região, uma boa parte que já abriu de seus atrativos turísticos, como nascentes, grutas, passeios de quadriciclo, mergulho com cilindro, trilhas e cachoeiras.
Jericoacora, no Ceará também está reaberta desde o início de agosto e está seguindo a muitos protocolos que são de segurança. A prioridade é para os atendimentos on-line, com cumprimento do distanciamento social e um controle no número de pessoas, para que seja evitada uma aglomeração. Escolha por um desses destinos para a sua próxima viagem e em tempos de pandemia.