Voo atrasado ou cancelado? Conheça seus direitos

Voo atrasado ou cancelado? Conheça seus direitos

Publicidade

Por diversas situações pode ser que, infelizmente, você passe pelo contratempo de ter um voo cancelado ou ainda atrasado, o que é algo que ocorre com uma grande facilidade com muitas pessoas. Nesses casos, você acaba sendo prejudicado pois terá que modificar todo o seu roteiro de viagem, atrasará para alguma tarefa de trabalho, entre outras situações complicadas.

Ao se encontrar em uma situação como essa você tem direito a uma série de benefícios que devem ser concedidos pela companhia do voo atrasado ou cancelado, de acordo com a forma que ele ocorre, como por exemplo, quanto tempo o voo está atrasado, e quanto maior o problema ocorrido, maiores são os seus direitos a benefícios.

Quer conhecer todos os seus direitos em caso de voo atrasado ou cancelado? Então, venha conosco e verifique isso através deste material completo que preparamos para você com tudo sobre!

Publicidade

Meio de comunicação gratuito

O primeiro direito que você tem em situação de voo atrasado hein até uma hora é de utilizar o meio de comunicação de forma gratuita para avisar sobre o atraso alguém que ele espera, como uma empresa vira caso você viajar a trabalho, ou ainda algum familiar, caso você viagem para a casa de alguém ou então retorne para sua residência, e ainda avisei alguma região hotel onde você possivelmente iria se hospedar no local de destino.

Os gastos com a utilização desse tipo de comunicação devem ser de responsabilidade total da empresa que você contratou o voo, uma vez que o fato de ele está chegando atrasado é de responsabilidade também da própria empresa. Dentre esses tipos de comunicação eles podem disponibilizar internet e linha de telefone.

Publicidade

Alimentação gratuita

Ainda em caso de voos atrasados o indivíduo pode ter alimentação gratuita totalmente custeada pela empresa responsável pelo voo, isso se ele estiver atrasado em cerca de mais de duas horas.  Essa alimentação pode vir em forma de voucher ou ainda em um lanche ou refeição totalmente custeado pela empresa responsável pelo voo atrasado.

Acomodação, hospedagem e translado

Publicidade

O cliente tem ainda direito a acomodação, hospedagem e translado para o local de hospedagem acomodação em caso de atraso de voo, se o atraso superar o período de 4 horas. mas, o cliente tem ainda direito a alimentação gratuita e um meio de comunicação para comunicar sobre o atraso a quem achar conveniente, tendo tudo isso de forma totalmente custeado pela empresa responsável pelo voo, como também usando o translado não somente para chegar ao hotel hospedagem, mas também para retornar dele para o aeroporto.

Já se o cliente mora na mesma cidade do aeroporto, a empresa responsável pelo voo também deve ainda de custear o translado que ele levará para sua casa e depois irá lhe trazer diretamente para o aeroporto, tudo isso ficando de forma totalmente gratuita para o cliente, sem nenhum tipo de custo adicional.

Reembolso integral

Publicidade

Em caso de atraso de grandes proporções ou cancelamento, o cliente deve receber o reembolso integral incluindo a tarifa de embarque, se estiver no aeroporto de partida, feito totalmente pela empresa responsável pelo voo. Se o passageiro se encontrar no aeroporto de escala ou conexão, deve ocorrer ainda o reembolso integral e retorno aeroporto de origem sem que a pessoa pague nada por isso, onde a assistência material deve ser feita totalmente pela empresa responsável pelo voo atrasado. A empresa pode ainda fazer o reembolso do trecho que não foi utilizado pelo cliente, onde passageiro permanece no local.

Remarcação de voo

Conteúdos Relacionados:   Rock in Rio com Ingressos e Hospedagem + 43% de desconto

Além de ter direito ao reembolso do valor do voo atrasado ou cancelado, o cliente tem ainda o direito de remarcar o voo para a data e horário que ele desejar, não devendo ser algo escolhido pela empresa mas que o próprio cliente escolher dentro das possibilidades que a empresa tem no momento de atender, sem precisar pagar nada por isso. Nesses casos, a empresa pode suspender assistência material. 

Publicidade

Embarque no próximo voo

Além desses direitos, o cliente tem aí do direito ao embarque no próximo voo da mesma empresa para o mesmo destino escolhido, se houver lugar disponível. Nesses casos, a empresa deve ainda manter a assistência material necessária. Caso não tenha vaga no voo que vai para o mesmo destino e é da mesma empresa, o cliente não pode contestar a utilização de alguma vaga, uma vez que eu vou se encontra lotado e esta regra em direito só se aplica nos casos onde o voo tem vagas em aberto.

Viagem por outro transporte

Publicidade

A viagem por outro tipo de transporte só ocorre com passageiro no aeroporto de escala ou conexão, ou seja, e em casos onde ele é pego de surpresa no meio da sua viagem quando está trocando de voo para chegar ainda ao destino que deseja, tendo a possibilidade de completar a sua viagem utilizando outro meio de transporte disponibilizado e custeado pela empresa do voo atrasado ou cancelado. O outro meio de transporte que a empresa pode estar utilizando pode ser van, ônibus ou ainda táxi.

Atrasos avisados previamente

Em caso de atrasos avisados previamente a empresa faz alterações de formas programadas e o cliente deve estar ciente delas, não devendo assim ter a necessidade de que a empresa do voo custeie todos esses benefícios. As alterações programadas devem seguir um padrão, onde a empresa deve informar aos passageiros com menos de 72 horas de antecedência qualquer mudança em relação ao horário do voo.

Publicidade

Redação

View all posts

Publicidade

Publicidade

Airbnb Grátis [CADASTRE-SE]