São Luís do Maranhão ou simplesmente Maranhão é um município do Brasil. É a única cidade brasileira e que foi fundada pelos franceses. No entanto, ele é o mais populoso e o quarto da região nordeste, além de ter um forte setor industrial, devido a grandes corporações e de empresas em áreas estratégicas, terem se instalado nessa cidade, pela sua privilegiada posição que é a geográfica.
A cidade de São Luís do Maranhão é muito famosa pelos seus centros históricos e as suas belas praias, com uma natureza que é exuberante e que também se destaca por uma linda arquitetura, que mistura influências que são portuguesas, francesas e espanholas, num local que mistura diversas influências que são históricas e que possam nos remeter a um passado histórico.
Entre as curiosidades de São Luís do Maranhão e por ela ser a primeira capital brasileira que foi fundada em 1612 pelos franceses, ela também foi invadida pelos holandeses e foi colonizada pelos portugueses, daí essas influências serem percebidas nos seus muitos móveis que já foram tombados e pelo seu patrimônio histórico estadual, que traz uma arquitetura que é muito singular.
No seu centro histórico, as fachadas de seus casarões, são enfeitadas por delicados ladrilhos, que vieram da Metrópole e nos permite dar uma volta ao passado, mas com a conservação que é a desse patrimônio, decepcionando aos seus visitantes, com ruas que não possuem numeração e sendo um grande mistério, principalmente para quem não estiver acostumado com a cidade.
Conteúdo
Mais características de São Luís do Maranhão
Ainda em relação ao centro histórico de São Luís do Maranhão, com a influência dos portugueses, espanhóis, franceses e dos holandeses, eles ajudaram a moldar o seu centro histórico, o que fez com que ele se tornasse um verdadeiro guardião de uma grande e vasta herança que é a cultural, já que há um reconhecimento pela UNESCO de ser Patrimônio Cultural da Humanidade.
Quem tem a oportunidade de visitar São Luís do Maranhão pela primeira vez, irá ficar encantado com toda a diversidade desse lugar e com as atividades que se pode fazer por lá. Para os amantes da música, a cidade também é conhecida como a “Capital Brasileira do Reggae”. Quem for um amante de praia e da cidade que é conhecida como “Ilha do Amor” e “Ilha Bela”.
Para quem adora conhecer lugares que são históricos, São Luís do Maranhão é conhecida como a “Cidade dos Azulejos” e a “Atenas Brasileira”. Com mais de 400 anos de existência e por ter diversas construções que são históricas, muitos desses casarões são centenários, sendo restaurados e transformados em centros culturais e como eram revestidos de azulejos, ajudou na sua conservação.
Essa conservação desses casarões antigos por azulejos foi também uma solução encontrada para a preservação desses imóveis, já que o clima com muita chuva desgastava as paredes e nos períodos quentes, esses revestimentos serviam como um isolamento térmico. Por causa disso é que São Luís do Maranhão ficou conhecido como à “Cidade dos Azulejos” e nos lembrando de períodos históricos.
Paradas obrigatórias em São Luís do Maranhão
Há algumas paradas que são obrigatórias em uma viagem até São Luís do Maranhão e para todos os seus visitantes, que podem ser o seu Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que fica localizado num casarão que é muito bem preservado, com um excelente acervo que é de mobílias e de documentos que são com muita história. Ele fica bem no centro e mais precisamente no Solar Gomes de Souza.
O Teatro Arthur Azevedo, que até hoje preserva detalhes da sociedade da época que foi de sua construção e que deixa aos seus visitantes maravilhados. A sua edificação é no estilo arquitetônico neoclássico e teve a sua inauguração em 1º de junho de 1817. O seu nome atual só veio na década de 20 e em homenagem a um importante teatrólogo que era do Maranhão e que teve o seu trabalho muito reconhecido.
A atual sede do Governo desse estado fica situada na Avenida Dom Pedro II, que é o Palácio dos Leões, que na sua entrada abriga duas grandes esculturas de leões. Em seu interior, se puder visitar, poderá ver as suas salas, que são mantidas por uma decoração que é original e com peças que são francesas, datadas dos séculos 18 e do século 19, com uma parte sendo aberta para as visitas.
A Casa de Nhozinho é outra parada obrigatória em São Luís do Maranhão, que é um museu e que fica bem no coração do Maranhão. O seu nome é uma homenagem ao trabalho de um artesão maranhense que é muito importante, nessa região, que é o Antônio Bruno Pinto ou como também é conhecido por Nhozinho, que em sua arte há peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois e outras peças.
O que mais ver nessa viagem em São Luís do Maranhão
Visite também a Rua Portugal, que é muito antiga em São Luís, que fica no Bairro da Praia Grande, mas que abriga os mais antigos sobrados e becos dessa cidade, em fachadas que são cobertas de azulejos e que dão um ar vintage á essa rua, num local que é maravilhoso para um passeio e para que seja registrado esse momento, com belas fotos, que devem ser guardadas como uma linda recordação.
Outra visita que não pode ser deixada de lado em São Luís do Maranhão e essa é para quem gosta de um passeio com muita história é a Casa do Maranhão, que fica bem perto da Rua Portugal, ficando num amplo casarão, que é neoclássico do século 19, com exposições que são culturais e permanentes, com temas relacionados ao folclore, as lendas, em histórias e nas tradições que são do Maranhão.
Vá até a Feira da Praia Grande (Tulhas), que também é denominada como “Casa das Tulhas”, que é uma construção aberta do século 19, mas que abriga uma feira com muitos quiosques, em que se podem comprar doces, licores ou cachaças e até panelas que são de ferro ou de alumínio. Um passeio imperdível. Faça o seu roteiro de viagem, seguindo a essas dicas.