Categorias
Passagens America do Sul Brasil Destinos Dicas Melhores Destinos

Viajar para Porto de Galinhas

Um dos roteiros mais interessantes que temos em território brasileiro é viajar para Porto de Galinhas, mas fiquem sabendo que até meados dos anos 90, esse destino era apenas uma praia com um nome bastante diferentes.

 

Para aqueles que moram em recife os melhores destinos eram pra Gaibu, na costa do Cabo de Santo Agostinho ou iam para a Praia do Toquinho, que fica em Serrambi, O bem da verdade é que existia apenas um resort na região e ela ficava em Serrambi (e tinha o nome de Intermares). E dessa forma viajar para Porto de Galinhas era algo bastante incomum, já que poucos turistas saíam da região do Recife para irem até Porto – nessa época o passeio mais desejado era se dirigir até a ilha de Coroa do Avião, que fica em Itamaracá.

 

Com isso dito, Porto de Galinhas era um destino para aqueles fregueses que queriam uma imersão maior na culinária pernambucana do Beijupirá (um peixe que se tornou um símbolo do lugar e um nome de um restaurante da região) e dessa forma ficavam na pousada Tabapuja. Estes dois endereços começaram a moldar o que iria se tornar o estilo de Porto de Galinhas – colorido e alto astral.

 

Porto de Galinhas e a chegada dos resorts!

Aos poucos a região começou a ser disputada por grandes resorts e com a construção de grandes hotéis ao longo da praia do Cupe e com isso viajar para Porto de Galinhas se tornou um destino quase que obrigatório para os viajantes. Indo além, com a chegada desses empreendimentos, a fama da região começou a ficar tão grande que chegou a desbancar a cidade de Recife como o destino preferido pelos turistas e indo além, ela se tornou a praia mais desejada para aqueles que estão na região metropolitana do Recife.

Clique para continuar:  Venha viajar para a Chapada Diamantina

 

Porém, o lado mais de vila começou a ficar de lado, sendo que esse crescimento fez com que o local ficasse mais “bagunçado e perdendo aquela direção artística-cultural” que ela estava se direcionando durante os anos 90.

 

Porém, a última década chegou para fazer com que a cidade se reorganizasse, um anel viário e calçadões para pedestres foi construído com o intuito de melhorar o trânsito, toda a rodovia da orla foi duplicada e construída uma ciclovia, além disso os bugues passaram a ser proibidos na praia, trazendo mais segurança para o banhista. Além disso, o acesso às piscinas naturais se tornou mais disciplinado e o que dá o nome ao local, as galinhas e as placas coloridas foram revividas.

 

Com tudo isso, viajar para Porto de Galinhas se tornou um dos roteiros mais bacanas que existem no Brasil, pois é uma cidade com um ar moderno, mas sem deixar o seu lado de vila.

 

Qual o melhor período para ir para Porto de Galinhas?

Para o turista que pretende viajar para Porto de Galinhas é importante saber qual é o melhor período para conhecer o local. Dando um resumo, a estação seca vai de setembro até fevereiro, com chuvas que se concentram entre abril e julho e com os meses de março e agosto sendo um período de transição.

Janeiro e fevereiro

Esse período é um dos melhores momentos para viajar para Porto de Galinhas, já que o tempo está bem firme e dificilmente você irá perder um dia de praia. Nesse período as máximas chegam próximo até os 30ºC, mas a brisa e à sombra faz com que tudo fique amenizado

Março

Durante esse período é que começa a chover na região, preparando o viajante para passar por alguns momentos de chuva durante o seu passeio. Porém as máximas continuam próximo dos 30º.

Clique para continuar:  Quais as vantagens de se hospedar em um hostel?

Abril a julho

O considerado “inverno” nordestino, na realidade é quando vem uma maior quantidade de chuvas durante esses meses (sendo que junho chove bastante) e com uma temperatura que cai um pouco, com sua máxima próximo dos 26º.

O grande problema desse período é que as chuvas são imprevisíveis, ou seja, podem acontecer a qualquer momento, pode acontecer de chover o dia todo ou não chover nada durante o dia inteiro.

Agosto

Em agosto é quando começa a parar de chover, mas isso não significa que não haverá chuva, muito pelo contrário, só significa que a chance de chover é menor do que os período anterior, as temperaturas seguem amentas, próximas a 26ºC.

Setembro a dezembro

É o verão em Porto de Galinhas, e isso significa que o tempo é superfirme, principalmente nos meses de outubro a dezembro, quando a média histórica de chuva cai bastante, perfeito para os passeios e muita praia. As máximas vão subindo atingindo a temperatura de 30ºC.

 

Piscinas naturais

Para aqueles que gostam de piscinas naturais, na verdade é uma obrigação conhecer algumas quando o turista viajar para Porto de Galinhas, mas o que nem todo mundo sabe é que existem passeios que são mais interessantes do que outros para esses lugares.

 

Quem for para Porto de Galinhas durante uma semana de lua cheia ou de lua nova irá encontrar as piscinas naturais muito rasas e cristalinas. Isso acontece porque durante essas luas, a maré baixa é mais marcante, fazendo com que as piscinas fiquem muito mais estáveis. Além disso outro detalhe interessante é que durante o período de lua cheia ou nova, a maré baixa acontece durante a manhã e isso faz com que o sol esteja bem alto, garantindo ainda mais transparência nos aquários naturais, principalmente para enxergar toda a diversidade de peixes desse lugar.

Clique para continuar:  O que ver em Copenhague num fim de semana

 

O que acontece é o seguinte, quem programou a sua visita em uma semana de lua crescente ou lua minguante, muito provavelmente não terá a melhor experiência, pois nessas luas a maré dificilmente fica seca o suficiente para que os recifes fiquem à mostra. Outro ponto é que nessas luas a maré baixa ocorre no período da tarde, com o sol bem menos alto, o que ainda prejudica o resultado. 

 

Porém os passeios acontecem durante todos os períodos e mesmo que não visualize a melhor experiência nas piscinas, mesmo assim poderá andar de jangada e mergulhar no maravilhoso mar de Porto.

 

Para finalizar, viajar para Porto de Galinhas é um pouco diferente do que ir para outras localidades, uma vez que ela fica muito perto de Recife e durante os feriados e fins de semana a população recifense se dirige para esse local. Ou seja, para curtir o local com pouca lotação é bom você viajar no contrafluxo local. Ou seja, aproveite para visitar Recife também durante um fim de semana e vá para Porto durante a semana.