Se você quer planejar a sua viagem para o ano que vem e não faz ideia de qual destino escolher, o Qatar, em Doha, pode ser a sua escolha. Visto que, a Copa do Mundo FIFA ou o Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022 será o evento esportivo de futebol masculino sediado nesse país e em suas cidades sedes, que será entre os dias de 21 de novembro até 18 de dezembro de 2022.
O local é denominado como uma das menores nações que são do Golfo Pérsico, com o seu tamanho sendo compensado por uma aventura e pelo luxo que será visto pelos seus turistas. Há milênios de cultura do Oriente Médio, que podem ser vistas com muita comodidade e numa experiência que é bem moderna, destinada para uma viagem que será inesquecível para você.
O Qatar ou Catar é um país peninsular de cultura árabe, com uma paisagem que abriga um deserto que é árido, num longo litoral que é no Golfo Pérsico, com muitas praias e dunas. Em sua costa fica a capital que é a de nome Doha, que é bem conhecida por ter muitos arranha-céus, que são bem futuristas e numa arquitetura que é ultramoderna, inspirada em um design que é islâmico.
A região do Qatar possui uma rica ou lendária história e que pode ser avistada em quase toda a sua parte, pela sua arquitetura, museus, os seus mercados que são locais e considerados como um Patrimônio Mundial da UNESCO, numa mistura que é de tradição e de modernidade. Nessa viagem é oferecida para os seus turistas, muita comodidade, acomodações e uma boa infraestrutura.
Há também nesse país uma amostragem de suas culturas, de cozinhas e de estilos, de uma vida que é a internacional. Não é por causa de que no Qatar sejam oferecidas opções de luxo em hotéis, de compras e de restaurantes que são luxuosos, que isso tudo não significa que, esse destino possa estar fora do alcance do seu orçamento. Será possível encontrar por lá, opções luxuosas e com um bom custo-benefício.
O que você precisa saber para fazer um turismo pelo Qatar
As temperaturas no Qatar são bem altas no verão e ainda podem passar muito dos 40ºC e nos meses de junho e de setembro. Por causa disso, que a Copa do Mundo em 2022, não será feita nos tradicionais meses de junho e de julho e será no outono. A região também está se consolidando, como um importante hub aéreo, entre o Brasil e alguns destinos asiáticos, que estão dentro e fora do Oriente Médio.
A Qatar Airways é uma companhia aérea com um serviço que é considerado como impecável, com um voo que é direto entre São Paulo e Doha, durando a partir de 14h. Os voos com uma escala em Dubai pela Emirates, em Londres pela British Airways e por Paris pela Air France, entre outros mais, que podem sair mais em conta. Desde o ano de 2017 não é mais exigido um visto para os turistas do Brasil.
Para o turismo, o que segue valendo e de uma forma que é a mais simplificada é que na chegada, deve-se o viajante apresentar um passaporte e que esteja na validade, de no mínimo 6 meses e um bilhete de ida e de volta de um voo confirmado, mas para uma permanência que é de 30 dias, com possibilidades de prorrogação e de múltiplas entradas.
A sua moeda oficial é o Rial Catarense e a sua sigla é o QAR, com alguns estabelecimentos aceitando dólares e com um troco sendo calculado por uma cotação que seja a mais alta. O inglês é bem falado e principalmente pelas pessoas que tenham alguma ligação com o setor de turismo. Fique atento na hora de se hospedar. Homens e mulheres sem grau de parentesco comprovado não podem dividir quarto.
O que visitar no Qatar
A localidade desponta sendo considerada como uma cidade muito interessante e do ponto de vista que são o turístico e o cultural no Oriente Médio, mas que também é tida como de fácil acesso e muito famosa pela sua hospitalidade, com Doha também reunindo muitas atrações que são culturais e compras, que poderão ser feitas em shoppings que são luxuosos.
Visite o seu Museu de Arte Islâmica, que é muito fascinante e que irá impressionar aos seus visitantes, interna e externamente. A sua arquitetura é arrojada, feita em projeto do seu arquiteto, que foi o Leoh Ming Pei, abrigando uma das mais belas coleções que são de arte islâmica do mundo, com um acervo que vem de muitos países do Oriente Médio, África, Europa e da Asia.
Conheça após uma visita até o Museu de Arte Islâmica o MIA Park, que é anexo ao Museu. Ele foi construído no meio das águas do mar do Qatar, tendo uma das melhores vistas que é da parte histórica de Doha, com alguns carrinhos de golfe que podem fazer um percurso que é de graça com os seus visitantes e como uma boa solução que é para fugir do calor, nos meses que sejam os mais quentes.
O West Bay reúne os mais modernos prédios do Qatar, além de ser um cartão postal em Doha. Há grandes hotéis por lá, grandes empresas, como a Petroleum, Qatar Airways e a rede de TV Al Jazeera. Aproveite o seu fim de tarde nessa viagem, para um passeio por West Bay e se encante com um show que é o de luzes dos edifícios.
Não deixe de conhecer a Mesquita Nacional do Qatar, que leva o nome de Mesquita Iman Muhammad Ibn Abdul Wahhab, que é o principal templo que é o religioso do Qatar, numa grandiosa construção que foi feita para a visita de até 30 mil pessoas, numa arquitetura que é com uma aparência forte, com muitas cúpulas no teto e um grande minarete, que pode ser visto a uma longa distância.
Vá até o Katara Cultural Village que é um imenso centro de cultura, de religião, de gastronomia e de entretenimento. A sua inauguração se deu no ano de 2010, num lugar que reunia bonitos templos religiosos, como a mesquita azul e a dourada que é toda revestida com pastilhas que são banhadas em ouro. É um anfiteatro a céu aberto, com museus, restaurantes, praias e anfiteatro. Venha turistar no Qatar!