Categorias
America do Sul Brasil Diamantina Dicas Melhores Destinos

Turismo em Diamantina, Minas Gerais

Diamantina, fica localizado a 300 km de distância de Belo Horizonte, sendo uma pequena cidade mineira que é de muita importância para a história. É um destino também conhecido por ser a cidade natal de Juscelino Kubistchek e de Chica da Silva, além de ser uma pequena cidade, para uma viagem ou para mergulhar  em toda a sua história e podendo fazer tudo a pé.

No século XVIII essa região era chamada de Arraial do Tijuco, que era o maior centro de extração de diamantes e do mundo ocidental, com toda a riqueza dessa região, se desenvolvendo em uma aristocracia que era a mais requintada do período colonial, com um intenso uso de mão de obra escravizada, como parte que é de toda essa história.

No século XIX essa extração de diamantes, começou a perder força e outras atividades começaram a tomar conta, como a produção que é a têxtil. Atualmente, Diamantina é considerada como um principal ponto turístico e cercado por uma intensa vegetação, que é composta também de cachoeiras e de poços, refletindo um turismo que é histórico e para aventuras em meio à natureza.

Parque Estadual do Biribiri

 

Diamantina também reserva muitas preciosidades, que vão muito além de toda a história que está ligada a esse destino turístico, por ser uma cidade que é pequena, ela pode ser visitada em poucos dias, sem muitas obrigações a serem cumpridas, com lindas paisagens e lugares que são bucólicos. Um final de semana ou um feriado prolongado pode ser o suficiente para essa viagem.

É um destino com ladeiras que são íngremes, com muitos casarões que são coloniais e que se destacam na Serra dos Cristais e que é a responsável também, por formar uma impressionante paisagem de Diamantina, com um contorno que é das montanhas e que pode transformar todo o caminho de um visitante em um cenário que é com uma espetacular paisagem, para ser vista.

Clique para continuar:  Melhores opções para passar o ano novo

 

Aproveite o visual em Diamantina

Diamantina é uma cidade com um belo visual, muito tranquila e ainda mais no seu Centro Histórico, sem risco para uma caminhada em sua rua, para registrar com muitas fotos essa viagem, numa cidade que é cheia de ladeiras e de ruas, com pedras, que pedem um calçado que seja adequado para essa caminhada e por ter desníveis, que são constantes e em grandes ladeiras.

O caminho feito de carro até Diamantina e de Belo Horizonte é lindo, principalmente por quem não tiver pressa, para aproveitar todo esse visual. Grande parte de suas atrações turísticas, pode ser feita a pé e no seu Centro Histórico, com muitos casarões e que ainda conservam todas as suas características, que são as originais.

O aeroporto que é o mais próximo de Diamantina recebe grandes voos que são os comerciais e leva o nome de Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins. Nesse aeroporto é que chega grande parte dos turistas que normalmente escolhem por seguir uma viagem até Diamantina, podendo alugar um carro ou ônibus, que faz um fácil trajeto, que é do aeroporto até a rodoviária.

A alta temporada em Diamantina é nos feriados, como o do carnaval, a Semana Santa e o Ano Novo. No entanto, a melhor época para uma viagem até lá é nos meses entre abril ou setembro, com um clima que é mais seco e com pouca ocorrência que é a de chuva. Entre novembro e março o período é marcado pelo verão chuvoso.

O ponto positivo que é o da época de verão em Diamantina é o de que as cachoeiras ficam cheias e com belas quedas d`água. Diamantina recebe os seus turistas, para alguns dias de imersão na cultura ou na história de Minas Gerais, com belas paisagens que são as naturais e com povoados que são os mais encantadores para os visitantes.

Clique para continuar:  Dicas para uma viagem pela Ásia

 

Pontos turísticos em Diamantina

Quase todos os pontos turísticos em Diamantina ficam concentrados no Centro Histórico, o que pode facilitar muito a vida de um viajante, sendo possível conhecer as igrejas, os pequenos museus e os principais casarões ou sobrados, que são os coloniais dessa cidade e que podem ser vistos em um único final de semana.  

O passeio pode começar pela Catedral Metropolitana de Diamantina, que também marca o coração do Centro Histórico e siga até o Museu do Diamante, que fica bem de frente, para ver um bonito sobrado da antiga Casa da Intendência, continuando o passeio até a Igreja de São Francisco de Assis, que fica bem de frente da Praça JK e para o prédio do Fórum de Diamantina.

Casa da Glória – Diamantina

Um dos passeios que é o preferido por quem vai até Diamantina é o Parque Estadual do Biribiri, que é com belas cachoeiras, lindas paisagens, uma vila que é colonial e com um ar que é muito bucólico. Um passeio para quem busca por sossego e um contato com a natureza, valendo um banho de cachoeira e também um bom almoço que é servido por lá.

Visite o Museu do diamante que concentra uma mistura que é de objetos de época, com o mobiliário que foi usado na caça aos diamantes dessa região, com fotografias e histórias de um povo que é de Diamantina, além de ter um bonito acervo que é de arte sacra. As suas características arquitetônicas são datadas do período colonial e atualmente é uma propriedade da União.

O Serro é uma região de Diamantina em que sai um dos mais tradicionais e famosos queijos de Minas. É uma cidade do interior que é especialista na produção de queijo. Nessa visita o turista também poderá se deparar com a sua história em seus casarões que são os coloniais, numa bonita paisagem que cercam toda essa região e que pode ser apreciada pelos turistas.

Clique para continuar:  Turismo no Qatar em 2022

A Casa da Glória é um ícone da arquitetura colonial de Diamantina. É considerada também um dos maiores símbolos dessa cidade e está entre as melhores atrações que podem ser encontradas, numa obra que é tida como uma verdadeira viagem ao tempo e que está aberta a visitação, mas com dois casarões interligados. Faça uma viagem turística até Diamantina.