O setor de turismo foi o mais afetado por essa pandemia. O fechamento de fronteiras, os cancelamentos de voos e as alterações nos protocolos sanitários, provocaram uma drástica mudança nos planos da maioria das pessoas que iam ou que ainda estão planejando uma viagem em 2020. Estima-se uma redução que é de até 60% no transporte aéreo global e ainda este ano.
No entanto, aos poucos, os turistas estão retomando os seus planos e voltando com as viagens de avião. O Ano Novo no Brasil promete ser bem movimentado, já que a partir do mês de setembro, observamos uma retomada que foi mais sólida das viagens em nosso país. Para o Revéillon, com certeza haverá um aumento que é significativo nas viagens de avião.
É um período considerado como muito tradicional e as pessoas estão ansiosas para saírem de casa. A maioria procura por destinos que são domésticos, por causa do fechamento que foram das fronteiras, pelo câmbio alto e á malha aérea ainda restrita. Contudo, os sinais são positivos e demonstram que as pessoas, bem como, as empresas estão se adaptando aos protocolos de segurança.
Em setembro, 70% das viagens que foram compradas pelos brasileiros, o que inclui os pacotes e voos avulsos, foram para os destinos que são os nacionais, de acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens). No mesmo período, só que no ano passado, esse percentual era de 60%, nos períodos em que o dólar estava mais baixo.
A decisão pelos destinos
O fechamento das fronteiras em escala global, devido à pandemia, está impulsionando uma demanda que é por viagens que são nacionais, no Brasil e no mundo. É uma tendência que está em destaque. Há uma grande procura pelos destinos nacionais ou domésticos, que deve se manter fortalecida, enquanto se não tiver uma vacina contra a COVID-19.
Nos países como a China e os Estados Unidos, mais de 70% que é dos turistas, já recorreram a viagens, que são nacionais a partir de maio de 2020. No nosso país, as viagens aéreas domésticas, não há restrições, segundo o Ministério do Turismo. Os brasileiros estão autorizados a viajar para qualquer destino nacional, ao final do ano de 2020.
Nas viagens para fora do Brasil, o cenário é bem diferente. O Brasil não tem restrições para receber os turistas, mas os brasileiros não possuem autorização para entrar em muitos países ao redor do globo. Entre aquelas que não permitem a entrada dos brasileiros, podemos citar: Chile, Argentina, Peru, Venezuela, EUA, Canadá, Espanha, Portugal, África do Sul, Rússia e outros.
Os países que permitem a entrada dos brasileiros e que podem ser uma opção para uma viagem para este ano são: México, Bahamas, Nicarágua, República Dominicana, Turquia, Sérvia, França e etc. Ainda que, o acesso esteja liberado é necessário que se siga a protocolos que são específicos de saúde, que são regras que precisam ser seguidas para a entrada de um viajante em um determinado país.
As características das regiões mas atrativas para os viajantes
Uma boa noticia é que, apesar da demanda pelas viagens estar voltando a subir, os preços estão mais baixos do que no ano passado. O destaque vai para as cidades que são do nordeste, que são considerados como destinos populares e que são dessa região. Recife, em Pernambuco, entra nessa lista, como o que será o destino mais procurado para o Revéillon em 2020.
Para esse local, houve uma queda que foi de 25% no preço que é o médio, ao ser procurado pelos viajantes, pela apresentação da queda do preço médio em relação ao mesmo período de 2019. Fortaleza e Ceará ficaram em segundo lugar, ficando quase 53% mais barato do que no ano passado. São Paulo e Rio de Janeiro, também ficam no topo da lista, como os mais procurados e com preços médios.
No entanto, não é nenhuma surpresa a região nordeste dominar a lista que é dos destinos que são os mais buscados. Ela sempre foi uma região muito atrativa para os turistas do Brasil e ainda mais em períodos que são de calor e de festas, como as de final de ano. É uma região com praias, cachoeiras, para diferentes tipos de passeios, cultura e uma rica gastronomia para os seus turistas.
Além de ser uma viagem que pode sair muito mais barata do que uma viagem para o exterior. Muitos lugares estarão tradicionalmente lotados e por serem os mais conhecidos, como em Porto Seguro, na Bahia e Porto de Galinhas, em Pernambuco, que fica bem próximo a Recife, como por exemplo. Além de ser uma região que permite fazer um turismo que é de isolamento.
O que pode ser um fator, que pode explicar por essa alta procura no ano de 2020. Um destino de muitos passeios para um turismo de isolamento, em lugares que são os mais remotos e próximos à natureza, que evita que os turistas precisem recorrer a conviver com outras pessoas. Isso se dá, por muitas praias que são do nordeste, por serem isoladas e com um acesso que é muito restrito para os seus turistas. .
Demais rotas de fugas para se evitar aglomerações
Há um grande aumento pela procura nas rotas que são por lugares no meio do mata, mais próxima, em cidades-satélites das grandes capitais, fora dos roteiros de viagens padrão, dentro do agreste pernambucano, como no Vale do Catimbau, com paisagens que são lindas e uma chapada que é maravilhosa, num lugar que é isolado, com acesso restrito, recebendo menos de 5 mil turistas por ano.
O viajante em vez de ir para Porto de Galinhas, que é bem popular e estará lotado, poderá optar pelo Cânion do Xingó, que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas, no Rio São Francisco, que é um lugar que fica afastado, muito fresco e que ainda permite um banho que é nas águas desse rio. Visite por lá a Serra de Serrambi, Praia de Maracaípe e a Praia do Guaiamum em Pernambuco. Escolha por um deles.