Explorar por muitos lugares que são tidos como desconhecidos, para muitas pessoas pode ser uma verdadeira fonte que é de aventuras e de energia a serem buscadas. Escalar uma montanha no Brasil é ter a sensação de carregar um desafio, que deve ser cumprido, mas que flui de forma natural, quando há a decisão de enfrentar os caminhos que são os desconhecidos para escalar.
O brasileiro ainda tem a vantagem de morar em um país, que é com uma grande biodiversidade, mas que ao mesmo tempo guarda muitas surpresas e principalmente por quem estiver disposto para encarar uma variedade, que é bem grande de picos e de montanhas, com o montanhismo sendo também uma boa opção que é para ser feita uma viagem pelo Brasil.
O nosso país, além de nos proporcionar caminhadas ou escaladas em montanhas que são únicas, poderá oferecer para os corajosos escaladores, paisagens que são de tirar o fôlego. Ter a oportunidade de explorar trilhas, para essa escalada é também conhecer muitos lugares e por diferentes ângulos, ficando bem no meio da natureza e com experiências que são genuínas.
Viver novas aventuras, para muitas pessoas, pode ser indispensável para se sentir com mais energia ou mais disposto, para que possa encarar todos os desafios do seu dia a dia e ainda deixar uma rotina de um dia corrido para trás, além de ser um excelente exercício que é físico e que pode ser feito ao ar livre, contribuindo para uma redução da ansiedade e ao se deparar com a natureza.
Dicas para quem vai escalar essas montanhas no Brasil
Para quem quer começar a escalar as montanhas do Brasil ou para quem já é um veterano em escaladas, aqui vão algumas importantes dicas. Em relação ao nível de dificuldade, cada trilha é classificada por um nível de dificuldade, que para o conhecimento desse nível, deve-se considerar a sua condição que é a física, em níveis que podem ser os fáceis, médios e de alta dificuldade.
Para quem é um iniciante, o mais indicado e que escolha por aquelas trilhas, para se escalar que sejam de apenas um dia, para ir se evoluindo aos poucos, mas sempre ir acompanhado por um guia ou de alguém que seja mais experiente, para que possa progredir em seu nível de dificuldade e até fazer trilhas, para que seja escalada uma montanha que é de longa duração.
Consulte sempre a previsão do tempo, ao escalar uma montanha pelo Brasil, para se ter uma ideia de como estará e no dia dessa aventura ou para se planejar melhor, evitando sair em dias de chuvas, para evitar acidentes. Consultar a previsão do tempo também vai lhe ajudar em saber o que levar. São pequenos detalhes, que podem mudar completamente essa incrível experiência.
Leve sempre calçados e meias que sejam adequadas, preferindo por botas com suporte no tornozelo ou por calçados que sejam os mais leves. Quanto as meias, prefira por aquelas de material sintético ou de lã, que secam rápido. Invista em peças de vestimentas que sejam térmicas, leves e que podem ser vestidas em camadas, para uma adequação nas mudanças que são as mais bruscas de temperatura.
Fique sempre informado aos lugares que quer escalar a montanha no Brasil, o tempo aproximado e o esperado, para se completar essa escalada, incluindo também o tempo que será o de transporte até essa chegada, o tempo de descanso e sempre considerando o nível de dificuldade, além de sempre avisar aos familiares, amigos e a recepção de onde está hospedado, para que eles fiquem cientes do lugar que se está.
Ao escolher o lugar para escalar essa montanha, fique familiarizado com a trilha, fazendo uma busca minuciosa por todos os seus detalhes, suas particularidades, elevações, os animais que existem nesse local e o tempo que é o aproximado para se terminar uma caminhada. Analise também se há a existência de trilhas, que são alternativas em meio a uma trilha que é a principal e com informações atualizadas.
As 9 montanhas brasileiras para a sua escalada
1) Em Minas Gerais, selecionamos a Trilha do Circuito Janela do Céu, que fica dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. É com uma das mais belas vistas mineiras, contendo além de uma montanha, uma vegetação, numa caminhada que é de 8 km até chegar até lá, no seu miradouro e com uma cachoeira que fica no meio de uma linda paisagem, valendo a pena cada passo dado ao longo do caminho.
2) No Rio de Janeiro, há a montanha de escalada que é a do Dedo de Deus, que também é um símbolo do alpinismo brasileiro e que é muito procurada pelos alpinistas que são de todo o Brasil. É para quem já tem experiência.
3) No Espírito Santo, a montanha é a do Pico da Bandeira, que é um dos maiores de nosso país, mas que tem um fácil acesso, com trilhas que são bem sinalizadas e com fontes de água.
4) Em São Paulo e mais precisamente no Parque Estadual de Ilhabela, visite o Pico do Baepi, que é com uma bela visão de todo o arquipélago, mas que precisa caminhar muito até chegar.
5) Em Roraima, temos o Monte Roraima, que fica entre as fronteiras do Brasil, da Venezuela e da Guiana. È a sétima montanha mais alta do Brasil, com muitas falésias, cavernas e uma floresta que é tropical, na base e no topo.
6) No Paraná, a sua montanha para escalar é no Pico do Paraná, que fica em meio a Mata Atlântica na Serra do Mar, numa trilha até a Pedra do Cume, que é muito bem sinalizada.
7) na Bahia a sua montanha para uma escalada é no Morro do Pai Inácio, que fica no Parque Nacional da Chapada Diamantina, numa trilha que é de 300m e que dura cerca de 20 minutos, num nível de dificuldade que é médio.
8) No Maranhão, o Morro do Chapéu é com um trajeto de subida íngreme, que é o Símbolo da Chapada das Mesas, em Carolina, no Maranhão. Um local para renovar a sua energia. 9) Por último, escale o Pico do Desejado, que fica no Espírito Santo, na Ilha da Trindade, que fica perto de Vitória, com 620m acima do mar, para uma visão geral dessa ilha. Escolha por uma dessas montanhas, para a sua próxima escalada.