Cunha
A cidade de Cunha em São Paulo é uma cidade histórica, mas com uma festa de carnaval bem agitada. é ideal para qualquer pessoa curtir a festa, pois os foliões mais animados se concentram no centro e os mais sossegados podem curtir tranquilamente a área livre para relaxar.
O turismo é uma das atividades mais importantes da cidade que costuma receber mais de 70 mil turistas nessa época do ano com seus blocos de rua e as marchinhas clássicas do carnaval na Estância Nova. São quase 4 décadas de folia e alegria com atrações para todas as idades com matinês e concursos de fantasia. E no podemos esquecer do tradicional Bloco das Piranhas em que homens vestidos de mulheres marcham pelas ruas próximas ao Centro e, se quiserem, podem participar do concurso da piranha mais bonita.
A cidade prepara todos os anos uma boa infraestrutura para os foliões se divertirem de forma segura.
Carnaval tranquilo
Quem quer passar um carnaval mais tranquilo, pode fazer um passeio até a Pedra da Macela que permite uma boa visão sobre o lado histórico da cidade. É possível observar a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis. A caminhada para chegar ao local é bem tranquila, sendo uma distancia de 2 km em um terreno íngreme que pode ser percorrido por qualquer um.
A prática da confecção da cerâmica noborigama é uma atração a parte no carnaval que, desde os anos 70, trouxe muita prosperidade para a cidade.
A cidade de Cunha fica a 233 km de São Paulo.
Gonçalves
A cidade de Gonçalves não faz parte do Estado de São Paulo, mas, sim, de Minas Gerais. porém é uma das que estão mais perto da capital. Ela faz parte da Serra da Mantiqueira, a 190 km de São Paulo e faz parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.
Para quem quer pular no carnaval, mas, também, quer estar em um ambiente mais fresco e sem todo aquele calor do verão, Gonçalves é a cidade ideal para as férias. A cidade oferece uma linda vista de cachoeiras em que é possível se refrescar e fazer piqueniques. Porém, por se tratar de uma bela área de lazer, elas costumam ficar cheias.
Essa cidade é uma boa pedida para aqueles que gostam de trilhas e andar pela natureza, até, porque, é importante estar em forma e cheio de fôlego para chegar aos locais com as melhores vistas. A maioria das estradas são de terra, por isso é importante saber bem a localização do local em ficará hospedado e conseguir informações sobre os caminhos em torno.
Os locais pra poder observar melhor a região é sobre as pedras Bonita, do Forno, Chanfrada e a Pedra Bonita.
Comida
Perto da igreja Nossa Senhora das Dores, é onde ficam a maior parte dos restaurantes da cidade. Um deles é o Quintal da Bel que funciona como café e refeições com massas e canjas. Um dos locais mais interessantes para visitar e ter uma boa refeição é o Flor de Cerejeira que é ao mesmo tempo um restaurante com área aberta, café e um lugar onde se pode obter produtos orgânicos.
Analândia
Um dos principais símbolos da cidade é o Morro do Cuscuzeiro com 50m em que é possível fazer escaladas com cordas. Mas em Analândia tem atividades para todos, sendo a cachoeira do Salto, o ponto turístico preferido para aqueles que visitam a cidade. Ela possui 20 metros e pode ser apreciada por toda a família de crianças a idosos. Para quem é mais
radical há a opção de praticar o slackline que além de ser muito divertido, ajuda a melhorar o senso de equilíbrio do corpo.
Outros locais para se visitar é a Ponte Amarela e Córrego da Olaria, com pequenas quedas de água que se juntam formando uma piscina. Já na Cachoeira do Escorrega o recomendado é conseguir uma bóia para descer pela rocha escorregadia.
A noite em Analândia é uma grande festa que ocorre na Praça Central da cidade com desfiles de blocos, escolas de samba, bandas e Djs. Uma das grandes atrações das noites da cidade é a Cachaçaria Macaúva que possui um ambiente mais rústico com mais de tipos 500 de cachaças expostas, sendo considerada uma das melhores Cachaçaria da região com um alambique que mostra o processo para produzir a cachaça. Também há diferentes tipos de comida e show ao vivo com bandas de Rock e MPB.
Monte Alegre do Sul
O Carnaval de rua é um dos principais atrativos da cidade Monte Alegre do Sul, distante 130 km de São Paulo com cerca de 8 mil habitantes, uma igreja Matriz bem em frente à praça com coreto e um casarão antigo.
A cidade de Monte Alegre do Sul é cercada por montanhas e natureza, mas, também possui prédios históricos, alambiques e adegas misturando a folia do Carnaval com momentos de tranquilidade e lazer.
Nos dias de folia, a festa é nas ruas da cidade, como nos velhos tempos. Com blocos, marchinhas, sendo o clima perfeito para diversão de pessoas de todas as idades. O carnal é como os típicos o interior, onde com melodia de antigas marchinhas, desfiles de blocos pelas ruas e praças.
O Monte Alegre do Sul oferece ótimos passeios unidos a noites tranquilas. A cidade foi colonizada por italianos e possui mais de 50 alambiques, sendo alguns para a visitação de turistas e degustação.
No Centro, o Espaço da Fonte é uma bela mistura de alambique, ateliê e bar animado e o Mirante do Cristo garante uma bela vista de 360º. também é interessante reservar um tempo para conhecer a maquete mostrando um Monte Alegre do Sul em miniatura.
Espero que tenha gostado dessa pequena lista. Mesmo se você não é muito fã das grandes folias, há diversas formas de diversão mais tranquilas que podem lhe proporcionar o clima de férias perfeito para seus melhores amigos ou para a sua família.